Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minimalismo Num Pedestal

Não é preciso ter muito, desde que se tenha as coisas certas.

Minimalismo Num Pedestal

Não é preciso ter muito, desde que se tenha as coisas certas.

10
Jan17

Viajar com Menos Lixo

Beatriz Goulart

Inspirado no estilo de vida "Zero Waste" que significa, sem lixo, mas que no fundo e, pelo menos para mim, significa a produção de menos lixo e a utilização de embalagens que são possíveis de reciclar, decidi escrever este post.

 

Amanhã sigo em trabalho para a Madeira e como tal, decidi deixar aqui uma lista de coisas com que viajo que posso apenas levar no porão do avião e que farão com que produza menos lixo:

  1. Mala de Viagem - a minha mala foi comprada na Paco Martinez há 1 ano atrás, é feita de plástico e tecido e o plástico não pode ser reciclado, no entanto, eu tentarei tirar o máximo uso que conseguir da mala.
  2. Roupa - normalmente levo apenas o essencial e muitas vezes até reduzo, utilizando a mesma camisola por dois dias e usando o mesmo par de calças de ganga os dias todos.
  3. Calçado - na verdade, não costumo levar calçado extra. Tento sempre levar um par de sapatos confortáveis e que se adaptem a todas as actividades que terei. Muitas vezes adiciono apenas chinelos, ou no Inverno um par de meias anti-derrapantes e quentinhas.
  4. Coisas de Casa de Banho - de forma a não ir pesada a bagagem, não levo comigo muitas coisas, apenas o básico, escova de dentes, pasta, gel de banho, shampoo e creme hidratante. Costumava embalar estes produtos de embalagens maiores em embalagens mais pequenas de plástico, mas à medida que as embalagens se foram estragando acabei por trocá-las por embalagens de vidro que compro no depósito da Marinha Grande perto da Assembleia da República.

E na verdade, é só isto que levo. Se precisar de trabalhar levo ainda o meu computador portátil, a minha agenda e o meu telemóvel. Deixarei aqui algumas dicas que na verdade começarei a implementar a partir de agora:

  • Não faço check-in em balcão. Faço pela Internet. Desta maneira não há produção de etiquetas para o porão, nem a emissão de bilhetes em papel, poupando recursos;
  • Levo sempre a minha garrafa de água, vazia, que encho posteriormente nas casas-de-banho do aeroporto, depois de passar a segurança.
  • Normalmente odeio a comida de avião, e desperdiça demasiados recursos, por isso, passarei a embalar a minha própria comida e a colocá-la na mochila.
  • Transporto igualmente o meu próprio guardanapo de pano. Infelizmente, por razões de segurança não posso levar talheres comigo sem ser de plástico, por isso, tento optar por comida que não necessite de talheres, como sandes, fruta ou frutos secos.
  • Tenho ainda a minha própria almofada insuflável que encho quando entro no avião e torna a viagem mais agradável. Pela primeira vez tentarei igualmente levar comigo uma manta porque graças ao ar condicionado, as minhas pernas congelam.
  • Finalmente levo comigo o meu saco de compras ou a minha mochila de compras para o caso de querer trazer comigo alguma lembrança, não ter que trazer um saco de plástico para a mesma.

E é isso!

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Sobre Isto

O minimalismo apresentou-se a mim não como uma moda a adoptar no momento, mas como um estilo de vida a adoptar sempre. Como Ecologista convicta, sou totalmente contra o estilo de vida de consumo desenfreado que vivemos nos dias de hoje em que interessa ter muito. Acredito que "o caminho se faz caminhando" e por isso não coloco quaisquer expectativas sobre o que o futuro trará, ao invés, acredito nas mudanças presentes e que devemos viver agora o que deve ser vivido agora. Ter muitas coisas ocupa muito espaço físico e mental, muita preocupação. Minimalizar tornou-se uma prática de relaxamento e em que ter pouco é ter muito mais.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D