Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Minimalismo Num Pedestal

Não é preciso ter muito, desde que se tenha as coisas certas.

Minimalismo Num Pedestal

Não é preciso ter muito, desde que se tenha as coisas certas.

22
Dez15

A política dos 3 Rs

Beatriz Goulart

Muito provavelmente, os mais novos já conhecem esta política como a política dos 5Rs. No entanto, eu acho que os dois items adicionados são uma redundância de "reutilizar" e, por isso, mantenho-me nos 3Rs.

 

 

 

Para quem não sabe, esta é a política de: reduzir, reutilizar e reciclar. No entanto, a meu ver aposta-se muito nisto, mas da forma inversa. Ou seja, o primeiro passo deveria ser reduzir: reduzir o consumo de embalagens desnecessárias, de artigos desnecessários, de produção de resíduos, etc,etc. Depois deveria ser reutilizar: reutilizar materiais, reutilizar objectos, remodelá-los, reinventá-los, etc. e só depois deveria vir o reciclar. No entanto, acho que a maioria das pessoas quando já não precisa de algo, simplesmente põe para reciclar.

 

Assim sendo, venho deixar aqui algumas ideias:

 

  • Reduzir:
    • Reduzam as embalagens que utilizam - para além de terem que estar a pagar pela embalagem que não precisam, ainda têm que pagar para que os resíduos sejam tratados. Embalagens que não servem para a conservação directa de alimentos ou objectos, deixem-nas no supermercado, ou escolham opções que contenham menos embalagens;
    • Optem por embalgens de maiores dimensões em produtos que não se estraguem rapidamente. Permite não só poupar dinheiro, como poupar na quantidade de resíduos e automaticamente reduzir o desperdício.
  • Reutilizar:
    • Antes de deitarem qualquer coisa fora, olhem para ela e ponderem se existe algum uso que lhe possam dar;
    • Móveis antigos podem ser transformados em novos, os pregos/parafusos podem ser reutilizados;
    • Roupa de cama velha pode servir para proteger coisas do pó, pode servir de lençol para o cão, pode servir de cobertura para o chão se vão pintar a casa;
    • Sacos de papel ou plástico do pão podem servir para voltar a ir ao pão, para apanhar os dejectos dos animais, ou para embalar as sandes para levar para a escola;
    • Roupa antiga pode servir para fazer máscaras para o Carnaval, como pijama ou como roupa de treino.
  • Reciclar:
    • Se depois de tudo isto tiverem mesmo que deitar algo fora, tenham a certeza que podem colocar todo o material reciclável nos contentores próprios para serem encaminhados para a reciclagem. Só por fim coloquem o que ainda não é reciclável no contentor "normal".

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Sobre Isto

O minimalismo apresentou-se a mim não como uma moda a adoptar no momento, mas como um estilo de vida a adoptar sempre. Como Ecologista convicta, sou totalmente contra o estilo de vida de consumo desenfreado que vivemos nos dias de hoje em que interessa ter muito. Acredito que "o caminho se faz caminhando" e por isso não coloco quaisquer expectativas sobre o que o futuro trará, ao invés, acredito nas mudanças presentes e que devemos viver agora o que deve ser vivido agora. Ter muitas coisas ocupa muito espaço físico e mental, muita preocupação. Minimalizar tornou-se uma prática de relaxamento e em que ter pouco é ter muito mais.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D