1 Semana, 100% Vegan
Vou dar o desafio por encerrado. Passaram 5 dias e confesso que foram os 5 dias mais dolorosos da minha vida. Para quem gosta de comer, ser vegan não é opção. Vacilei antes de tempo.
Gostava muito de conseguir levar este desafio durante mais dois dias, mas a verdade é que não o consigo fazer. Acho que ninguém tem bem noção das restrições alimentares que os vegans têm. Coisas que nem eu tinha noção. Como por exemplo, estava eu muito bem a comer a minha sandes de pão de centeio com Becel e uma amiga minha me pergunta: mas tu podes comer isso? E eu respondi com toda a naturalidade: Sim, é Becel. Ao que ela responde: Sim, mas a massa do pão leva gordura de origem animal. Conclusão 3: Toda a comida boa do mundo leva alguma coisa que os vegans não comem.
E assim é. É inacreditável o fundamentalismo pelo qual muitas pessoas se deixam levar, não podendo nunca alegar que é por razões ecológicas. Lamento informar ou decepcionar algum vegan que leia o meu blog, mas a verdade é que fundamentalismos em nada são ecológicos. O Ambiente e a Natureza vivem em equilíbrio, a predação existe, também, como forma de manter o equilíbrio da Natureza através do controlo de populações, por exemplo. E a cadeia alimentar não é uma invenção humana, é um processo de evolução extraordinário e que se acredita ter ajudado a permitr ao Homo sapiens evoluir para Homo sapiens sapiens.
Podemos discutir que o sistema de produção de alimentos nos dias que correm é um sistema caótico, de intensividade e que em muito prejudica o ambiente e em nada respeita os animais. Irei dar-vos razão. No entanto, não me parece que ser vegan seja a solução, acredito até que não seja sustentável. Como qualquer pessoa que se diga "crente" na Natureza, basta observá-la para saber que tudo convive em equilíbrio e que esse é o caminho.
Assim sendo, depois de toda a fome que passei, o meu lanche foi um Leite com Chocolate e um Pão de Leite. E era mesmo disso que estava a precisar.
Vou fazer uma tabela bonitinha das refeições que fiz nestes 5 dias e adicionar uns comentários extra.